Em 2024, o Grupo Otávio Lage comemora seus 75 anos de história, consolidando-se como uma referência no setor de agronegócio no Brasil. Fundado em 1949 pelo visionário Otávio Lage de Siqueira, o grupo trilhou um caminho de crescimento e diversificação, mantendo suas raízes no Estado de Goiás e expandindo sua atuação para outros estados e setores econômicos. “Hoje, o Grupo Otávio Lage é um exemplo de tradição aliada à inovação, com um portfólio robusto que inclui agricultura, pecuária, heveicultura, comunicação, imóveis e outros investimentos”, diz o diretor e conselheiro do Grupo Rodrigo Penna, que também é neto do fundador, representando a terceira geração da família nos negócios do grupo.
Otávio Lage de Siqueira nasceu em 1924, em Buriti Alegre, Goiás. Formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP em 1948, destacou-se como político, empresário e, principalmente, como um homem de visão. Em 1949, ao mudar-se para Goianésia, deu início à sua trajetória no agronegócio com a Fazenda Itajá, onde implantou técnicas modernas para agricultura e pecuária. Segundo Penna, a liderança e visão de futuro do avô foram essenciais para o desenvolvimento da região e a criação de um legado que, ainda hoje, impulsiona o crescimento do grupo. “Otávio Lage também teve uma carreira política de destaque, sendo prefeito de Goianésia e governador de Goiás. Apesar de sua partida em 2006, seu legado empresarial continua vivo por meio de seus descendentes e colaboradores que seguem comprometidos com os valores e o espírito inovador que ele cultivou”, salienta Rodrigo Penna.
Crescimento e Diversificação
Ao longo de suas sete décadas de história, o Grupo Otávio Lage diversificou suas atividades. Além da agricultura e pecuária, áreas em que o grupo atua com as produções de soja, sementes de milho e melhoramento genético do gado Nelore, a empresa também investiu em áreas como o setor imobiliário e a comunicação. A empresa mantém operações em Goiás e Tocantins, empregando cerca de 850 colaboradores, atuando em diversas cidades, como Goianésia, Barro Alto, São Luiz do Norte e Porangatu.
Entre os negócios do grupo, destacam-se as atividades na Integração Lavoura-Pecuária (ILP), produção de borracha natural, comercializada para grandes empresas como a Michelin, e a criação da marca EmbriOL, dedicada à comercialização de embriões bovinos de alta qualidade. No setor imobiliário, o grupo atua na comercialização de loteamentos, e no ramo de comunicação, opera a Rádio Vera Cruz, agora RVC FM, uma das principais rádios da região.
“O Grupo Otávio Lage sempre prezou pela inovação sem perder de vista a tradição. Esse equilíbrio é o que garante sua competitividade e relevância no mercado. Ao longo dos anos, a empresa se consolidou como pioneira em várias áreas, desde a criação de gado e agricultura até projetos de produção de energia e biocombustíveis. A empresa também investe em sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, desenvolvendo programas para a valorização de pessoas e cuidado com o meio ambiente”, destacou Otávio Lage de Siqueira Filho, presidente do Conselho de Administração do Grupo Otávio Lage.
Um legado que atravessa gerações
Em 2024, além de comemorar os 75 anos do grupo, celebra-se o centenário de nascimento de Otávio Lage de Siqueira, reforçando a memória de um dos mais importantes empreendedores do agronegócio no Brasil. O legado que ele deixou continua vivo e pulsante, impactando não só o desenvolvimento econômico da região, mas também a vida de inúmeras famílias e comunidades.
Rodrigo Mendes, diretor do grupo, destaca que os 75 anos de trajetória do Grupo Otávio Lage não são apenas uma marca de tempo, mas uma evidência da força do espírito inovador e da fidelidade às origens. “Estamos muito orgulhosos dessa história e de cada pessoa que a tornou possível. Otávio Lage plantou uma semente de sonhos e inovações que continuam a florescer, e seguimos confiantes de que há muito mais conquistas a serem alcançadas”, afirma.