
Empresa do Grupo Otávio Lage torna-se referência nacional em manejo sustentável com certificação reconhecida internacionalmente
A OL Látex, empresa do Grupo Otávio Lage e uma das maiores produtoras de borracha natural do país, conquistou a certificação FSC® (Forest Stewardship Council®), a mais reconhecida credencial global voltada à gestão florestal responsável. A empresa agora integra um seleto grupo de empreendimentos brasileiros aptos a produzir e comercializar borracha com o selo FSC®, sinalizando ao mercado e à sociedade seu compromisso com os pilares ambiental, social e econômico da sustentabilidade.
A certificação conquistada insere a OL na categoria de Manejo Florestal e Serviços Ecossistêmicos, atestando que suas operações florestais atendem rigorosos critérios técnicos estabelecidos pelo FSC®. Para chegar a esse resultado, a empresa passou por um extenso processo de adequação iniciado em agosto de 2024, com consultoria especializada, auditorias internas e, por fim, uma auditoria externa realizada em fevereiro de 2025. O certificado foi emitido após cerca de três meses de análises criteriosas.
“É um sentimento coletivo de orgulho”, resume Alexandre Pimentel, gerente da OL Látex. “Todos os colaboradores participaram de alguma forma. Esse reconhecimento reflete uma trajetória de responsabilidade, governança profissional e respeito ao meio ambiente e às comunidades locais.”
A certificação FSC® é concedida por certificadoras independentes, qualificadas pela organização internacional Assurance Services International (ASI) responsável por garantir os principais padrões e iniciativas voluntárias de sustentabilidade. A certificadora tem a função de auditar os processos de manejo florestal e cadeia de custódia FSC®️ respeitando as cinco fontes inelegíveis de matéria prima florestal e baseados em 10 princípios básicos, que vão desde a conformidade legal, abrangendo questões sociais, direitos dos trabalhadores, das comunidades indígenas, conservação ambiental, planejamento e avaliação de impactos.
No caso da OL, o selo vale para um ciclo de cinco anos, com auditorias anuais de manutenção. Todas as cinco propriedades da empresa, quatro em Goiás e uma no Tocantins, estão agora certificadas, representando um plantio total de 1.665.000 seringueiras, das quais 1.386.000 estão em produção, resultando em uma capacidade anual de 10.500 toneladas de borracha natural.
Pioneirismo
Com a nova certificação, a OL Látex se torna a primeira grande produtora de borracha certificada FSC® em Goiás, em um cenário nacional onde apenas pequenas propriedades, majoritariamente no estado de São Paulo, haviam obtido esse reconhecimento. Segundo Pimentel, a certificação não apenas amplia o prestígio da empresa, como também abre novas portas comerciais. “Já existe uma pneumática que está pagando até 5% a mais pelo quilo da borracha certificada. Com o nosso volume, ela poderá até lançar pneus com o selo FSC®. Isso fortalece a marca, aumenta a competitividade e ainda valoriza o esforço de toda a cadeia”, explica.
Além disso, ele destaca ganhos indiretos importantes, como maior engajamento dos funcionários, atração de talentos, acesso facilitado a linhas de crédito e consolidação da reputação da OL Látex como uma empresa que alia produtividade e responsabilidade socioambiental.
Durante o processo de certificação, os auditores avaliaram uma série de critérios no campo e no escritório: da proteção de mananciais e conservação do solo à segurança dos trabalhadores, passando por relações com comunidades vizinhas e gestão de resíduos. Para Alexandre Pimentel, esse é mais um passo na trajetória da empresa rumo a um futuro mais sustentável. “A família dos sucessores do Dr. Otavio Lage sempre teve essa visão de longo prazo. Hoje, além de produzirmos com qualidade e responsabilidade, damos nossa contribuição real para o planeta, e com total transparência.”
Redação: Lucas Cássio/RVC FM
